ENTREVISTA AGRO - UM NOVO INDUBRASIL ESTÁ EM CAMPO
O Indubrasil é uma raça brasileira. Passou por um período de dificuldades, mas está voltando com força. Roberto Fontes Goes, ex-Deputado Estadual em Sergipe por dois mandatos; ex-prefeito de Riacho dos Dantas; ex-secretário de Estado da Agricultura de Sergipe. Atualmente é presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil. Com sede em Uberaba - MG.
ENTREVISTA
Ele responde com exclusividade às nossas indagações.
O PODER - Qual a sua avaliação da Raça Indubrasil, hoje?
ROBERTO GOES - A raça passou por um processo de evolução enorme. Alguns fatores colaboraram para o crescimento da raça em qualidade: forte pressão de seleção, busca por animais mais produtivos, mais precoces e mais funcionais. Podemos dizer que é um novo Indubrasil.
O PODER - Para os leitores que não conhecem, faça um breve resumo da história dessa raça brasileira.
ROBERTO GOES - Formada no Brasil, pelo cruzamento do Guzerá, do Nelore e do Gir, a raça zebuína criada com o objetivo de reunir as vantagens das raças de origem em uma raça apenas. Tem as características da dupla aptidão, rusticidade, docilidade, carcaça de excelente qualidade e ótimo desenvolvimento. Ainda, para o Nordeste, uma outra característica importante é sua capacidade de enfrentar desafios climáticos e rápida recuperação após um período de pouca alimentação.
O PODER - Quais os Estados que concentram os mais qualificados critérios?
ROBERTO GOES - Sergipe, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia são os estados com maior rebanho registrado. Porém o Indubrasil está em todos as regiões do país, mesmo sem o registro, contribuindo nos cruzamentos para corte e para leite.
O PODER - Quais os diferenciais positivos do Indubrasil de hoje?
ROBERTO GOES - A raça é muito forte nos cruzamentos. Eleva o desempenho do rebanho no ganho em peso, na docilidade e na habilidade materna.
O PODER - O que gostaria de acrescentar?
ROBERTO GOES - Convidar os pecuaristas nordestinos a conhecerem esta nova fase do Indubrasil, que já foi tão forte em todo o Nordeste. E agradecer aos amigos da UNA, na pessoa do seu presidente José Orlando pelo convite em estar retornando a Pernambuco.
Postado em www.opoder.com.br
Compartilhe essa notícia.
Deseja receber O PODER e artigos como esse no seu zap ? CLIQUE AQUI.