Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

28 de set | Jornal O Poder

POSSE NO SUPREMO - SAIBA OS COMPROMISSOS DE BARROSO PARA MANDATO NO STF


O ministro Luís Roberto Barroso assumiu hoje a presidência do Supremo Tribunal Federal pelos próximos dois anos. No seu discurso, ele falou sobre o Poder Judiciário, seu papel e circunstâncias - aproveitando para dar um recado para o Congresso. O ministro indicou que ‘incluir uma matéria na Constituição é retirá-la da política e trazê-la para o Direito’. “Essa é a causa da judicialização ampla da vida no Brasil, não se trata de ativismo, mas de desenho institucional. Nenhum Tribunal do mundo decide tantas questões”, ponderou.

SUPREMO SEMPRE CONTRARIA INTERESSES
Barroso disse ainda que ‘contrariar interesses e visões de mundo é algo inerente’ ao papel do Supremo. “Sempre estaremos expostos à críticas e à insatisfação. Por isso a virtude de um Tribunal jamais poderá ser medida em pesquisa de opinião”, frisou.

CORTE DEVE TER AUTOCONTENÇÃO
De outro lado, Barroso disse que a Corte deve ter ‘autocontenção e diálogo com os poderes e a sociedades’, o que o ministro pretende intensificar. “Numa democracia, não há poderes hegemônicos, garantindo a independência de cada um”, indicou o ministro, se dirigindo nominalmente a Lira e a Pacheco. “Conviveremos em harmonia, parceiros institucionais que somos para o bem do Brasil”, completou.

HÁ 10 ANOS COMO MINISTRO
Barroso tem 65 anos e está há dez anos no Supremo. Assumiu a cadeira do ministro aposentado Ayres Britto, após ser indicado à Corte máxima pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Postado em www.opoder.com.br


Compartilhe essa notícia.

Deseja receber O PODER e artigos como esse no seu zap ? CLIQUE AQUI.