Jornal O PODER

Seja bem-vindo ao Jornal O PODER

Política e Mercado

Notícias

20 de ago | Equipe O Poder

PARALIMPÍADA - PARAÍBA REPRESENTADA POR 14 ATLETAS

O sonho de todo atleta é disputar uma olimpíada ou paraolimpíada. Mais que isso. Buscam superar seus limites, quebrar recordes, colocar medalhas e no lugar de destaque no pódio, ouvir o Hino Nacional ser executado. Na próxima terça-feira (24), começam os Jogos Paralímpicos de Tóquio. E a Paraíba mais uma vez estará bem representada na competição. Dos 260 atletas, incluindo os atletas sem deficiência, como guias, calheiros, goleiros e timoneiro, a Paraíba contará com 14 competidores.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Somente a Seleção Brasileira de futebol de 5 conta com os atletas paraibanos Matheus Costa, Damião Robson, Jardiel Vieira Soares e Luan Lacerda. O time será comandado pelo também paraibano Fábio Luís Vasconcelos. O Brasil estreia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio no próximo dia 29.
“Vai ser uma paralimpíada diferente, pois passamos quase dois anos sem competição. É um grupo experiente, a grande maioria foi para uma ou duas paralimpíadas, no mínimo. Temos uma mesclada com gente que já vem na transição das seleções de base, como o Tiago Paraná e o Jardiel”, disse o treinador Fábio Luís.

OUTRAS MODALIDADES

Celeiro de grandes atletas, a Paraíba também estará representada na Seleção Brasileira de Goalball masculino e feminino, e no atletismo. O destaque será Petrúcio Ferreira, considerado o maior atleta paralímpico do Mundo, na atualidade. Ele disputa as provas de 100m, 400m e revezamento. Ele foi escolhido como porta-bandeira da delegação brasileira na abertura dos Jogos.
O último título do selecionado brasileiro de futebol de 5 aconteceu nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, quando o Brasil sagrou-se tetracampeão. Agora, a meta é buscar o pentacampeonato no Japão. O Brasil está no Grupo A, ao lado de Japão, França e China.

DESDE 2017

A Seleção Brasileira de Goalball Masculino conta com dois atletas da Paraíba: Emerson Ernesto (Apace/PB), e o pivô José Roberto (Apace/PB). Já a Seleção de Goalball Feminina não conta com atletas paraibanas, mas tem o comandado do professor, Dailton Nascimento, da Paraíba.
“Já estamos trabalhando nos critérios de escolha desta Seleção para Tóquio desde 2017. A base vem do último Mundial, Parapan de Lima e outros torneios internacionais. Também tivemos a preocupação de mesclar atletas jovens que já participaram de Jogos Paralímpicos”.

ATLETISMO

As chances de paraibanos voltarem de Tóquio com medalhas no peito estão principalmente no atletismo. Vão disputar provas nas pistas de Tóquio, no Japão, o atleta Ariosvaldo Fernandes, de Campina Grande, corrida cadeirante; Cícero Valdiran, da cidade de Aguiar, que compete no lançamento de dardo e Petrúcio Ferreira, considerado o maior atleta paralímpico do Mundo, na atualidade. Ele disputa as provas de 100m, 400m e revezamento. A equipe será comandada pelo treinador paraibano Pedro de Almeida Pereira.

PETRÚCIO SURPRESO

Escolhido para ser um dos porta-bandeiras do Brasil na Paralimpíada, ao lado da paratleta da bocha, Evelyn Oliveira, Petrúcio Amorim revelou surpresa com a novidade. Ele disse que está muito empolgado em disputar a sua segunda paralimpíada, e vive a expectativa da abertura dos jogos na próxima terça-feira.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Brasil vai contar apenas com quatro representantes na abertura. Petrúcio Ferreira (paratletismo), Evelyn Oliveira (bocha), além de Alberto Martins (diretor técnico do CPB) e Ana Carolina Alves (técnica da classe BC4 da bocha e staff de Evelyn).

EXPECTATIVA

Aos 24 anos, Petrúcio Ferreira vive uma enorme expectativa para a disputa de sua segunda paralimpíada. Isso porque ele é o atual campeão paralímpico e mundial e chega ao Japão como o grande favorito para a disputa dos 100m T47. Emocionado, Petrúcio refletiu sobre a sua jovem carreira. Ele lembrou o início, quando deixou São José do Brejo do Cruz, no interior da Paraíba, para seguir a carreira no esporte.
“Sigo realizando um sonho. Um garotinho que saiu do interior da Paraíba e está conhecendo o mundo. Isso me emociona, porque os meus maiores sonhos estão se tornando realidade”, disse emocionado.


Compartilhe essa notícia.

Deseja receber O PODER e artigos como esse no seu zap ? CLIQUE AQUI.